Áreas da Botânica Forense
- Conversacomaciencia
- 28 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
A Botânica Forense é responsável pelo estudo de plantas ou vestígios de origem vegetal no âmbito criminal. Aplica diferentes conhecimentos relacionados às plantas para auxiliar na resolução de crimes (LOPES, 2011).
Existe uma variedade de materiais botânicos que podem ser analisados, como por exemplo, folhas, flores, pólens e madeiras, assim há uma área responsável pela análise dessas áreas (DAMAS, 2016).
Dentre essas áreas encontram-se a Palinologia e a Limnologia.

· Palinologia -> estuda os pólens, essa área pode fornecer evidências muito importantes como o local do crime, o clima dentre outras informações. A análise do pólen consiste na identificação da espécie da planta, posteriormente é feita a correlação da planta com o local do crime.
· Limnologia -> estuda fatores físicos e químicos das plantas de água doce, através desse estudo é possível saber como os fatores externos do meio ambiente afetam o ecossistema.
Fonte:
Disponível em: http://rbc.org.br/ojs/index.php/rbc/article/view/112
LOPES, Susana Maria Martins de Barros. Botânica Molecular Forense: O DNA na Identificação de Espécies Vegetais. 2011. 60f. Dissertação (Mestrado em Ciências Forenses) - Universidade do Porto, 2011.
Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/63755/3/Dissertao%20Susana%20Lopes2011.pdf
Gabrielle de Freitas – Bióloga
Comments