Genética Forense

Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/tecnologia/genetica-forense-conheca-como-e-realizada-investigacao-criminal-por-exames-de-dna/

Disponível em: http://dizqueeumaespeciedecsi.blogspot.com/2008/11/gentica-e-biologia-forense.html

A Genética Forense é uma área de estudo muito importante, pois utiliza o DNA como ferramenta no desvendar de casos de natureza criminal. Dentre os principais materiais biológicos analisados estão às manchas de sangue, sêmen, pelos e outros resquícios corporais encontrados na cena de crime que está sendo investigada. Na qual são colhidas amostras de DNA que passam por procedimentos de extração e amplificação, permitindo a identificação do indivíduo a quem foi coletado.

O cientista Alec Jeffreys sugeriu que todos os seres poderiam ser identificados a partir de um padrão específico de seu DNA, sua técnica foi usada pela primeira vez na Inglaterra na década de 80. Já no Brasil a Genética Forense só teve início em 1995.

A genética forense é a área da ciência que aplica os conhecimentos e técnicas da biologia molecular e da genética para auxiliar a justiça na resolução de crimes.

O estudo do DNA possibilitou obter informações sobre a individualidade humana, permitindo assim a identificação relacionada a casos criminais. Os materiais coletados na possível cena do crime têm um grande impacto no tribunal.

Devido à diversidade de amostras biológicas que estão no local do crime, é possível a reconstrução ou a aproximação do que de fato ocorreu naquele local.

A finalidade das análises é identificar o suspeito do crime, identificar as vítimas e ainda estabelecer a ligação entre um suspeito e o local do crime.

Disponível em: http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/mgallery/default.asp?obj=2898

Uma das técnicas mais usadas é:

· PCR- Foi descoberta no ano 1985, por Kary Mullis. Essa Técnica permitiu o rápido desenvolvimento do estudo de sequências de ácidos nucléicos.

Os principais vestígios coletados para realizar a extração do DNA são: sangue, suor, pelos, saliva, urina, sêmen, ossos, unhas, pele, fezes, entre outros. Devido à especificidade dessa técnica é possível analisar e detectar o DNA de qualquer organismo, mesmo que haja apenas pequenos fragmentos. Como cada indivíduo possui uma sequência única de nucleotídeos é possível assim realizar a identificação.

A genética revolucionou a área Forense, pois permite identificar indivíduos, através de variados tipos de material.

Fontes:

Gabrielle Freitas - Bióloga