top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

Papiloscopia Forense


Disponível em: http://www.peritoseassociados.com/AreaAtuamosD.asp?Codigo=14


Disponível em: https://radiostudent.si/politika/off/off-digitalnih-prstnih-odtisov

Papiloscopia Forense é a ciência mais antiga, onde estuda os desenhos que existem nas extremidades dos dedos, chamados de cristas dérmicas (papilas dérmicas), para realizar a identificação do indivíduo. Os pequenos desenhos presentes nos dedos são considerados a forma mais precisa de identificação, pois cada pessoa tem digitais única.

A Papiloscopia divide-se em: Datiloscopia (identificação por meio das pontas dos dedos), Quiroscopia (identificação através da análise das impressões palmares) e Podoscopia, (identificação pela planta dos pés).

Alguns cadáveres podem ser identificados ou reconhecidos erroneamente pelos familiares, causando um grande transtorno a todos, ou pior, não são identificados, sendo enterrados como indigentes.

Um procedimento simples de coleta, pesquisa e confronto das impressões digitais resolveria o problema da identificação cadavérica. A identificação correta devolve o direito a um sepultamento digno do cadáver, e proporciona uma despedida por seus entes queridos.

No local de crime o perito papiloscópico faz uma análise do ambiente e tenta interpretar o fato ocorrido, por onde o meliante possivelmente passou e tocou, deixando suas impressões ou mesmo fragmentos digitais, palmares e também as plantares.

Após esta análise, aplica-se o reagente apropriado de acordo com a superfície, para a revelação das impressões/fragmentos papilares latentes (invisíveis ao olho nu) no local.


Alguns exemplos de reagentes usados pela papiloscopia:



Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-u0Uwmu62LfU/UtHCTBYgAHI/AAAAAAAAACM/nM8F-ir5phM/s1600/9413.jpg


·

Esse método é o mais utilizado. É aplicado quando as impressões estão em superfícies lisas, secas e macias. A escolha do pó dependerá da superfície onde a impressão estará, da umidade do local, condições climáticas e da experiência do perito. Existe uma variedade de pós, pois as condições do local onde as impressões foram encontradas podem ser diversificadas.








Disponível em: http://experimentandoquimicatics.blogspot.com/2017/06/como-os-quimicos-forenses-revelam.html

· Vapor de Iodo

É aplicada geralmente quando as impressões digitais são encontradas em objetos pequenos. Coloca-se o material a ser analisado juntamente com os cristais em um saco plástico selado, após agitar o mesmo, o vapor de iodo se fixará sobre os componentes da impressão, tornando-a visível. A vantagem dessa técnica é que ela pode ser usada antes de outros métodos, mas sem danificar a impressão. Já a desvantagem é que a mesma se degrada muito rápido, por isso deve ser registrada através de fotografia, para uma análise posterior.

Esse campo da área forense além de muito lindo é de extrema importância, tanto auxiliando na identificação das vítimas, como também na identificação dos possíveis autores de crimes..


Fontes:






Gabrielle Freitas – Bióloga


1.087 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Tanatologia Forense

A Tanatologia é considerada muito antiga. Durante muitos anos a morte foi definida como a cessação da circulação e da respiração. Até...

2 commenti


Santos Santos
Santos Santos
30 mar 2021

brasil hoje a maioria são crimes de estelionato esta tendo muito hoje no brasil principalmente cidade menor população , mas A policia ESTA DE OLHO .

Mi piace

Santos Santos
Santos Santos
30 mar 2021

Boa noite venho informar e umas das arias muito boas pra nós que são policias meu caso que estou na minha conclusão do meu curso perito criminal ,parabéns a todos .

Mi piace

Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page