O Código da Vinci
- Conversacomaciencia
- 18 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
A Sequência de Fibonacci é uma série de números na qual cada termo sucessivo é a soma dos dois anteriores:
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, ...

A sequência de Fibonacci possui muitas propriedades matemáticas interessantes. Se você dividir cada número pelo anterior da sequência (1/1, 2/1, 3/2, 5/3, 8/5, 13/8, ...) o resultado se aproxima do número 1,6181...
Esse número é conhecido como a proporção áurea. Se você eleva ao quadrado algum número de sequência, a resposta terá uma diferença de não mais de 1 do produto dos dois números Fibonacci adjacentes.
Os números Fibonacci recebem o nome do matemático italiano Leonardo Fibonacci (1170-1250). Durante suas viagens pelo norte da África, Fibonacci aprendeu sobre o sistema decimal que evoluíra na Índia e era usado então pelos árabes.
Após o retorno à sua cidade natal, Pisa, ele publicou um livro chamado Liber Abaci (1202), no qual ele apresentou à Europa os numerais arábicos que usamos hoje em dia.
"Existem nove símbolos para os hindus: 9 8 7 6 5 4 3 2 1. Com estes noves símbolos, e com o símbolo 0, chamado em árabe de zephirum, qualquer número pode ser escrito, como está demonstrado", ele escreveu em seu livro.
Fibonacci hoje é mais conhecido pela simples sequência de números que vem da resposta de um enigma proposto por ele:
"Começando com um par de coelhos, se a cada mês todo par fértil com um mês de idade, quantos pares de coelho teremos em um ano?"
Os primeiros oito números de Fibonacci aparecem como uma das pistas deixadas pelo curador do Louvre, Jacques Sauniére, personagem assassinado no romance best seller, O Código da Vinci (2003).
Fonte: Livro Ideias Geniais na Matemática - Surendra Verma. Editora Gutenberg
Águida Lucena - Licenciada em Matemática e Pós Graduanda em Educação e Divulgação Científica
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments