Sexta feira 13
- Conversacomaciencia
- 12 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
A ideia de números da sorte ou do azar tem raízes profundas na história.

Amanhã é sexta-feira 13, um dia temido por muitos supersticiosos que acreditam que esse dia é carregado de energias negativas. O que parece é que essa superstição tem raízes profundas na história da matemática e do estudo dos números.
O matemático do século 6 a.C., Pitágoras, pode ter iniciado a superstição com números.
Além das figuras geométricas, os números também fascinavam. Suas palestras eram sempre tão inspiradoras que alguns de seus alunos se organizaram em uma irmandade para continuar suas ideias. Eram conhecidos como "pitagóricos".
Os pitagóricos acreditavam que os números regiam o universo. Para eles, os números tinham personalidades próprias. Achavam que os números pares tinham personalidades femininas e os números ímpares, personalidades masculinas. Com isso, associavam o número 1 à razão, 2 à opinião, 3 ao mistério, 4 à justiça, 5 ao casamento, e assim sucessivamente. Ainda há resquícios dessas ideias presentes em nossa cultura. Por exemplo, quatro pontos podem formar um quadrado, então um "acordo quadrado" denota justiça.
A filosofia dos números dos pitagóricos foi posteriormente dividida em duas correntes: a teoria dos números e a numerologia. Assim como a astrologia não possui relação com a astronomia moderna, a numerologia nada tem ver com a teoria dos números moderna.
A numerologia - um sistema que usa nomes e datas de nascimento para revelar traços de personalidade e prever o futuro - é baseada e ideias da moda, e as características atribuídas aos números são tão arbitrárias quanto pessoais.
Para algumas pessoas, a sexta feira 13 é a confluência do dia mais azarado com o número mais azarado. Os psicólogos dizem que se você teme a sexta feira 13, você pode sofrer de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Os sintomas dessa fobia variam desde ansiedade comum até ataques de pânico. No calendário gregoriano, há sempre pelo menos uma sexta feira 13 durante o ano e nunca há mais que três.
Fonte: Livro Ideias Geniais na Matemática - Editora Gutenberg
Águida Lucena - Licenciada em Matemática e Pós Graduanda em Educação e Divulgação Científica
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments