Micologia Forense
- Conversacomaciencia
- 14 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

A Micologia é uma área relativamente nova, porém tem uma grande importância, estuda diferentes espécies fúngicas que estão relacionadas à decomposição cadavérica. Os fungos encontrados no cadáver podem indicar o tempo decorrido desde a morte, porém a qualidade dessa estimativa dependerá da precisão em relação à identificação do fungo, dos métodos de armazenamento do corpo e da disponibilidade de dados sobre a temperatura e a umidade do local.
Os principais fungos relacionados à fauna cadavérica são as espécies: Rophalomyces strangulatus (Zygomicetos), Hebeloma vinosophllum, Laccaria amethystine (Basidiomicetos) e Ascobolus denudatus, Coprinus neolagopus (Ascomicetos).

Fontes:
NOVO, Patrícia Pereira. Microbiologia Forense e Estimativa do Intervalo Postmortem. 2017.43f. Dissertação (Mestrado em Medicina Dentária) - Universidade do Porto, 2017.
RODRIGUES, Tábata Burkhardt. Avaliação da Sucessão Fúngica em Carcaça de Suíno (Sus scrofa L.) para a Determinação de Intervalo Post Mortem. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
BARBOSA, Marcela Alves. et al. Aplicações de Fungos em Estudos Forenses no Processo de Degradação Cadavérica. 2012.
Gabrielle de Freitas- Bióloga
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments