Mais um pouco sobre Entomologia Forense
- Conversacomaciencia
- 7 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
A Entomologia Forense é uma importante aliada na resolução de casos, os insetos possuem seu ciclo de vida, e mediante a análise dos insetos coletados será possível à determinação ou aproximação do intervalo pós-morte.
De acordo com Ventura et al (2015), o cadáver torna-se um ambiente perfeito para a proliferação de diversos insetos. É possível que cada espécie esteja relacionada a uma determinada fase. As fases são:

Cromática: início, onde ocorre à proliferação das moscas varejeiras (Calliphoridae), realizam ovoposição, eclodindo as larvas. Podem surgir coleópteros adultos da família Silphidae
Gasosa: é possível observar o inchaço do corpo devido à produção de gases por ação de bactérias, geralmente aparece larvas de Calliphoridae, Sarcophagidae e Muscidae. Há também presença de adultos e larvas de coleópteros Silphidae e Histeridae.
Coliquativa: são encontradas larvas de dípteros, porém os mesmos deixam o corpo, devido à baixa quantidade de massa corpórea. Já os coleópteros das famílias Staphylinidae e Histeridae, aparecem e alimentam-se dos demais insetos.
Esqueletização: As moscas ficam reduzidas, havendo predominância de coleópteros Staphylinidae, Histeridae e Dermestidae.
Os insetos Dípteros (moscas) têm uma importância muito grande na Entomologia Forense, pois são os primeiros a chegar ao corpo. Os mesmos são atraídos pelo odor da decomposição (ALVES, 2011).
A colonização das carcaças é feita principalmente pelas moscas que pertencem às famílias: Calliphoridae, Sarcophagidae, Muscidae, Fanniidae, Stratiomyidae, Phoridae e Piophilidae (MOURA & ARANTES, 2009). As Famílias estão representadas na figura abaixo.

Outra família de grande relevância para a Entomologia Forense são os Coleópteros, alguns são encontrados em todas as fases da decomposição, enquanto outros são específicos da etapa final da decomposição.

Fontes:
Disponível em: http://www.seb.org.br/asp/cbe2012/trabalhos/1815/1815_2.pdf
Gabrielle de Freitas- Bióloga
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments