top of page

Flores do Brasil

  • Foto do escritor: Conversacomaciencia
    Conversacomaciencia
  • 16 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Você conhece as flores das plantas nativas brasileiras? Que tal descobrir um pouco da beleza exótica que a biodiversidade tem a nos oferecer?

Flor do pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Original da Mata Atlântica, a árvore que originou o nome do nosso país começou a ser explorada em 1503 e quase foi à extinção pela procura econômica exaustiva. Foi redescoberta em 1928, e hoje são poucos os exemplares que ainda existem no território, alguns Jardins Botânicos que são centros de pesquisa ainda possuem alguns exemplares.

O pau-brasil floresce entre os meses de setembro e outubro e frutifica no período de novembro a janeiro. A flor surge somente uma vez por ano. Possui quatro pétalas amarelas grandes e uma vermelha e pequena no meio.





Flor do Ipê (gênero Tabebuia)

O ipê é a árvore ornamental mais plantada no país. A família do Ipê (Bignoniaceae), possui 110 gêneros (entre eles a Tabeuiba, que é o nosso ipê) e cerca de 840 espécies de árvores, arbustos e lianas (cipós).

O Brasil é considerado o maior centro de diversidade dessa família botânica, pois em todo território nacional, são encontrados 33 gêneros e 412 espécies. Destas, quase 200 espécies são endêmicas.

O Ipê possui uma vasta diversidade de flores e com diferentes formatos, alguns tem flores brancas, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê verde, que tem uma flor esverdeada.




Flor de Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)

Essa espécie é a pioneira no valor ornamental, comumente utilizada no paisagismo de avenidas e parques. Floresce entre os meses de agosto e novembro e a maturação dos frutos ocorre de maio a setembro. Pertence à mesma família dos Ipês (Bignoniaceae). A flor é lilás e alinhada em cachos, é uma espécie ameaçada da flora da América do Sul.



Déborah Assis – graduanda em Ciências Biológicas

Contato: conversandocomaciencia@gmail.com


コメント


Join our mailing list

Never miss an update

Divulgação científica

Fabiana Chimes e Viviane Miranda

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

Conversando com a Ciência na mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page