top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

Floresta de kelps - você sabe o que é?

Vamos começar com a definição do que são algas: são seres vivos que fazem fotossíntese com clorofila α, que não são as plantas terrestres. As algas estão divididas em microalgas e macroalgas, e é dessa que falaremos hoje.


Laminariales. Foto: Matt Edwards | SDSU Coastal and Marine Institute SDSU College of Sciences

Existem grandes espécies que podem chegar à 60m de comprimento, muitas das vezes formando florestas aquáticas, chamadas de florestas de kelps. As macroalgas marinhas são conhecidas por fornecerem habitat para uma vasta diversidade de espécies animais.


De acordo com Birkett et al. (1998), as florestas de kelp estão sendo descritas como um dos habitats mais ecologicamente dinâmicos e biologicamente diversos do planeta. São importantíssimos no ecossistema pois sua presença afeta a sobrevivência de muitas outras espécies do ecossistema, pois alimentam um complexo sistema de reciclagem de bactérias, herbívoros, filtradores e por fim, carnívoros.


Na reportagem do Globo Repórter de maio de 2015, na Cordilheira de Darwin, na Patagônia, é possível ver uma floresta de algas com aproximadamente 20m de altura. Assista abaixo a reportagem na Patagônia, se quiser ir direto ao assunto das algas, assista o vídeo a partir de 18:18.


Déborah Assis – graduanda em Ciências Biológicas

Fontes: LOPEZ, et al. BOTÂNICA NO INVERNO. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. 2013. 202p.

PEREIRA, S.D.C.D; Macrofauna associada às estruturas de fixação de Saccorhiza polyschides (Lightfoot) Batters 1902. Dissertação de Mestrado em Ecologia. Universidade do Minho - Escola de Ciências. Jan./2014.

Contato: conversandocomaciencia@gmail.com



728 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page