Caatinga
- Conversacomaciencia
- 14 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Caatinga
A Caatinga é um bioma de vegetação tropical semi-árida exclusiva do Brasil. Representa a quarta maior formação vegetal do país, originalmente ocupava quase todo o território nordestino. Atualmente, quase 40% da área original é recoberta de vegetação nativa.
É um bioma concentrado na região nordeste do país, ocupa cerca de 12% do território nacional, cobrindo grandes áreas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e um pedaço do norte de Minas Gerais.

Fonte: Google images.
De acordo com os dados do Ministério do Meio Ambiente, a caatinga é tem uma vasta riqueza de biodiversidade, abrigando 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, sendo a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga oferece potencial de conservação de serviços ambientais, além de áreas voltadas para atividades econômicas como o ramo farmacêutico, de cosméticos, químicos e de alimentos.
Pelo fato do clima ser quente, com prolongadas estações secas e o regime de chuvas ser menor, isso influencia na vida de animais e vegetais da região. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas. A maioria dos animais da caatinga possui hábitos noturnos, evitando se movimentar em horas mais quentes. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano, é composta por plantas xerófitas (plantas que armazenam água e possuem poucas folhas para evitar perda de água) e muitas plantas com presença de espinhos, que também é um mecanismo para evitar perda de água.
Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, cerca de 46% da área do bioma já foi devastada, principalmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e industriais e a conversão de vegetação para pastagens e agricultura.

Tolypeutes tricinctus (Tatu-bola)

Antilophia bokermanni (soldadinho-de-araripe)

Cyanopsitta spixii (Ararinha-azul)
Déborah Assis – graduanda em Ciências Biológicas
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments