top of page

Cientista destaca a importância da preservação dos recursos hídricos

  • Foto do escritor: Conversacomaciencia
    Conversacomaciencia
  • 25 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Francisco Esteves aponta também que é fundamental que a Mata Atlântica seja preservada

Na Semana do Dia Mundial da Água, o Jornal O Debate, Francisco Esteves, renomado Cientista, Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM) / UFRJ fala da importância da preservação dos recursos hídricos ainda existentes, assim como a preservação da Mata Atlântica.

"Esta data é um momento importante para Macaé repensar as maneiras com a qual o município está tratando os recursos hídricos e concluir, após uma reflexão, que simplesmente não tratam de maneira sustentável e a consequência é que estamos comprometendo o futuro quanto ao recurso hídrico, por isso é importante pensar em estratégia para sua sobrevivência", disse o cientista.

Francisco Esteves pontuou ainda que vale destacar que em Macaé, o uso dos recursos hídricos, desde o tempo do império, não vem sendo feito de forma sustentável  e com isso simplesmente os brejos, lagoas e córregos que existiam foram aterrados. Outro fato importante de ser lembrado é que, na década de 70, o Rio Macaé foi retificado e quando isso aconteceu, teve parte tragada e com isso, se somarmos: retificação + aterro + ocupação das margens, o que temos é um ambiente com alagamentos a qualquer pancada de chuva", ressaltou Esteves.

As observações do renomado cientista, não param por aí. Ele lembra do lançamento da Carta da Água - feito pelo NUPEM em 2015 e que não recebeu a devida atenção do poder público e pela sociedade em geral.

O documento intitulado "Carta das Águas de Macaé - Contribuição do NUPEM / UFRJ para a Governança dos Recursos Hídricos do Município de Macaé" visa propor medidas para preservar a quantidade e qualidade e uso sustentável dos recursos hídricos na cidade e foi elaborado por cientistas da UFRJ/Macaé com base nos dados das pesquisas que vêm sendo realizadas há cerca de 30 anos pelos profissionais da instituição.  

"O documento pioneiro no país é uma contribuição expressiva da comunidade científica para os gestores público pensarem em uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos de Macaé.  Há um capitulo bastante interessante onde é colocado a necessidade dos diferentes segmentos da gestão pública municipal atuar de maneira integrada e articulada visando a gestão racional dos recursos hídricos. Pois é desta forma que vem sendo feito em vários municípios brasileiros, um trabalho que envolve várias secretarias - por isso a necessidade de trabalhar de forma integrada. É fundamental que o município estabeleça políticas públicas a longo prazo para a gestão de um recurso hídrico estratégico, do contrário daqui a algum tempo não teremos geração de energia elétrica; exploração do petróleo, produção de alimento pela agricultura  e pecuária e até mesmo o abastecimento doméstico se continuarmos comprometendo a qualidade dos recursos hídricos", pontuou.


Nossa diretora, a doutora Viviane Miranda, fez parte da equipe do professor Francisco Esteves, no laboratório de Limnologia da UFRJ, na época iniciante científica. Assim como o professor, Viviane reafirma que a conectividade da floresta Atlântica é fundamental para o sustento dos ecossistemas aquáticos interligados à ela: "a relação da Mata Atlântica e dos recursos hídricos é uma relação íntima, que garante a integridade das águas e o sustento dos organismos aquáticos".



Viviane Miranda - Doutora em Ecologia e Evolução e Mestre em Engenharia Ambiental.


Fonte:http://www.odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/41680/cientista-destaca-a-importancia-da-preservacao-dos-recursos-hidricos


Contato:conversandocomaciencia@gmail.com




Comments


Join our mailing list

Never miss an update

Divulgação científica

Fabiana Chimes e Viviane Miranda

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

Conversando com a Ciência na mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page