O que podemos fazer, para ajudar os oceanos contra a ação dos plásticos?
- Conversacomaciencia
- 17 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

A solução para proteger os oceanos e outros ecossistemas aquáticos contra os impactos dos plásticos, certamente está na educação e conscientização ambiental.
O trabalho é de formiguinha, reconhecemos, mas necessário. Só demonstrando para a população, principalmente turistas, que o lugar do lixo e no lixo e não nas areias das praias. O problema do descarte incorreto de plástico, fica com a ação das marés. Elas são responsáveis por levar o lixo plástico como garrafas pet, sacolas e tampinhas descartadas nas praias, para o oceano.

Uma vez nos oceanos, as correntes marinhas se encarregam de levar este lixo para os diferentes oceanos do mundo!

Legenda: Grandes depósitos de lixo nos oceanos mundiais. Em vermelho são os pontos mais críticos. Fonte: Oceanos plásticos (palestra). Miranda, V.B.S. (2018).
Portanto, o que você pode começar a fazer desde já? Se você for a praia com a família e amigos, leve seu recipiente para depositar seu lixo. Diga para seus acompanhantes que lugar de lixo é no lixo, e claro, no local adequado! Comece a mostrar para as pessoas que você conhece, que essa medida simples, já ajuda a preservar muitas vidas marinhas. Converse com sua comunidade. Tem pessoas que, inclusive, fazem mutirões nas praias para limpeza e conservação.

Você faz sua parte como cidadão. A natureza agradece.
Publicação: Viviane Miranda - Doutora em Ecologia e Evolução, Mestre em Engenharia Ambiental.
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Fonte: Oceanos plásticos (palestra). MIRANDA, V.B.S. (2018).
Comentarios