Aprendendo a fazer muita matemática
- Conversacomaciencia
- 24 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Leonhard Euler (escreve-se "Euler", mas a pronuncia correta é "Oiler") foi o matemático mais prolífico de todos os tempos. Nasceu em 1707 em Basileia, na Suíça, e morreu em 1783, em São Petersburgo, na Rússia. Escreveu mais de 800 artigos científicos e uma longa lista de livros. Acredita-se que ele publicava um artigo matemático por semana.

Casou-se com a suíça Katharina Gsell e juntos tiveram 13 filhos e muitas vezes trabalhou em sua matemática com um dos filhos sentado em seu colo, porém apenas cinco dos filhos sobreviveram. Perdeu a visão de um olho em 1735, provavelmente em virtude de catarata, e a do outro olho em 1766. A cegueira aparentemente não afetou em nada sua produtividade. Sua família fazia anotações, e ele tinha uma incrível capacidade mental - certa vez, fez um cálculo com 50 casas decimais para decidir qual de seus dois alunos estava certo.
Euler passou muitos anos na corte da Rainha Catarina, a Grande. Conta-se que, para não se meter nos imbróglios políticos da corte, ele passava quase todo o tempo trabalhando na matemática, só parando para dormir. Dessa forma, é claro que não sobraria muito tempo para fazer intriga. Entretanto, há uma intriga em que Euler se envolveu com o intelectual francês Denis Diderot sobre a existência de Deus. Uma publicação futura sobre o tema já está sendo desenvolvido.
Além disso, Euler foi responsável pelo desenvolvimento da identidade que recebeu seu nome, a Identidade de Euler, considerada a segunda equação mais bela da matemática, ficando atrás da fórmula de Einstein e a equivalência entre a matéria e energia.
Futuramente voltaremos a debater sobre a Identidade de Euler. Por ora, deixaremos vocês ávidos por conhecimento.
Até a próxima!
Fonte: Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart. Editora Zahar
Águida Lucena - Licenciada em Matemática e Pós Graduanda em Educação e Divulgação Científica
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments