Antropologia/ Identificação
- Conversacomaciencia
- 7 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
Essa ciência permite estudar restos mortais, tornando possível obter dados sobre o sexo, idade, dentre outras informações (AREAS, 2013).
Precisamos definir se a ossada encontrada é de humanos ou animais. Posteriormente é necessário definir o sexo do cadáver, o mesmo é feito através de exames macroscópicos das características morfológicas do crânio e da bacia (CARNIM, 2012).


Para determinar a idade ou aproximar-se da mesma, o método mais seguro é a radiografia dos ossos. Existem tabelas que indicam a idade aproximada pela morfologia dos ossos, exemplos, a radiografia do punho é eficaz para verificar as idades próximas aos 18 anos, já as do crânio indicam idades a partir dos 25 anos, devido à fusão dos ossos (GRANDE, 2012).
A principal maneira para determinar o sexo é analisando os ossos do crânio e da pelves (TOLEDO, 2013). De acordo com Morais (2012), a técnica de reconstrução facial em 3D também pode ser muito útil na identificação do cadáver. Existem alguns métodos que podem ser usados.

Fontes:
Disponível em: http://profalessandraareas.blogspot.com.br/2013/05/nocoes-gerais-de-antropologia-forense-e.html
Disponível em: https://segurancaecienciasforenses.com/2012/12/27/antropologia-forense-sucessos-e-limites-de-uma-ciencia-forense/
Disponível em: file:///C:/Users/S.O.S%20MANUTEN%C3%87%C3%83O/Downloads/Antropologia%20Forense%20(1).pdf
Disponível em: https://exame.abril.com.br/ciencia/antropologo-forense-busca-parametros-para-analise-de-ossadas/#
Disponível em: http://www.ciceromoraes.com.br/blog/?p=646
Gabrielle de Freitas - Bióloga
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Commentaires