Ada Lovelace: a encantadora de números
- Conversacomaciencia
- 28 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
"A imaginação é a faculdade da descoberta, predominantemente. É ela que penetra nos mundos invisíveis que nos rodeiam, nos mundos da ciência" - Ada Lovelace

Boa tarde a todos os leitores. Andei meio sumida e sei que estou em dívida com as postagens de matemática, mas prometo que irei presenteá-los com uma história fantástica.
Retomando a série "Mulheres na Ciência", sigo falando daquela que foi a primeira pessoa a desenvolver uma programação de computador. Não a primeira mulher, mas a primeira pessoa, numa época em que computadores nem existiam.
Ada Augusta King, Condessa de Lovelace, viveu entre 1815 a 1852, viveu apenas 36 anos. Filha de Lord Byron, um poeta renomado, também era escritora. Por ser um cara extremamente instável, sua mãe o deixou logo após seu nascimento, com isso, Ada recebeu toda educação rigorosa da matemática que sua mãe pôde proporcionar.
Aos 17 anos, começou uma interação com Charles Babbage, matemático e inventor da Máquina Analítica de Babbage. Com esta aproximação, Lovelace ficou obcecada com sua invenção e queria de todo jeito contribuir para o seu desenvolvimento.
Ela implorou para que ele o aceitasse como aluna, porém ele estava ocupado com a criação da sua máquina. Para impressioná-lo, ela traduziu para o inglês, um artigo sueco, que estava escrito em francês, sobre a sua invenção, porém ela também acrescentou suas ideias, deixando-o com o dobro do tamanho original.
Ada imaginou um mundo onde máquinas fizessem mais do que apenas cálculos. Poderiam compor músicas, ser uma extensão do pensamento humano, criar coisas novas. Ela projetou um modo de programar a máquina analítica, usando cartões perfurados com uma sequência gradativa de números racionais chamados números de Bernoulli (iremos falar sobre eles no futuro). Esse então tornou-se a primeira programação de computador conhecido.
Ada era uma verdadeira visionária. Sua contribuição para a matemática foi utilizada por Alan Turing (também irenos falar dele) enquanto desenvolvia a máquina de decodificação para os códigos nazistas, encurtando a Segunda Guerra Mundial em, pelo menos, 5 anos.
Por conta de suas contribuições, todo dia 15 de outubro, é celebrado o Ada Lovelace Day. Uma singela homenagem para uma matemática fantástica.
Fonte: Ideias Geniais na Matemática - Surenda Verma
As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo - Rachel Ignotofsky
https://tecnoblog.net/142824/ada-lovelace-day/
Águida Lucena - Professora de matemática e pós graduanda em Educação e Divulgação Científica, apaixonada por matemática e pela sua história.
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments