Tartaruga ‘Punk’
- Conversacomaciencia
- 15 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Respira pelos órgãos reprodutores, Mary River entrou para lista de répteis ameaçados

A tartaruga Mary River (Elusor macrurus), da Austrália, entrou para a lista de répteis ameaçados de extinção organizada pela Sociedade Zoológica de Londres. O animal possui 40 centímetros de comprimento, narinas largas e tem um visual que remete a um corte moicano de cabelo e consegue ficar embaixo d'água por até 3 dias respirando através de seus órgãos reprodutores. Nativa da região de Queensland, onde vive apenas no rio Mary, de onde vem seu nome, a tartaruga não tem pelos. Seu "cabelo" arrepiado é na verdade alga, passa tanto tempo submersa que alguns indivíduos acabam cobertos de algas e podem acabar com uns 'penteados' verdes.
“Os répteis geralmente são menos beneficiados em termos de conservação, em comparação com pássaros e mamíferos. Muitos répteis são os únicos sobreviventes de antigas linhagens, cujos ramos genealógicos se estendem até a era dos dinossauros”, explica Rikki Gumbs, coordenador da lista de répteis ameaçados da Sociedade Zoológica de Londres, uma organização científica sem fins lucrativos.

Nenhuma outra espécie no mundo está intimamente relacionada a ela, porque o animal divergiu das tartarugas modernas há cerca de 40 milhões de anos. Mary River tem uma tonelada de características únicas, como uma cauda super longa, que pode crescer até 70% mais do que o comprimento de sua concha, e protuberâncias sob o queixo, que permitem que a tartaruga sinta o leito do rio. Esse réptil tem órgãos semelhantes a guelras no interior da cloaca, um orifício usado pelos répteis para excreção e acasalamento, que permitem que ela respire oxigênio debaixo d’água por até três dias. A aparência única da tartaruga Mary River é exatamente o que condenou a espécie. Durante as décadas de 1960 e 70, a dócil tartaruga se tornou um animal de estimação extremamente popular. Todos os anos, durante dez anos, mais de 15.000 filhotes foram enviados para lojas de animais em toda a Austrália e, após anos de devastação em locais de nidificação, conduzimos a espécie à beira da extinção. Os conservacionistas estão lutando para mantê-la viva.

Não haverá nada como ela na Terra!
Fontes: https://www.jn.pt/mundo/interior/tartaruga-punk-que-respira-pelos-orgaos-genitais-corre-risco-de-extincao-9256903.html
https://hypescience.com/essa-tartaruga-punk-que-respira-pelo-traseiro-esta-oficialmente-ameacada-de-extincao/
https://g1.globo.com/natureza/noticia/tartaruga-punk-que-respira-pelos-orgaos-reprodutores-corre-risco-de-extincao.ghtml
Fabiana Chimes - Bióloga e Mestranda em Ensino de Ciências
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Kommentare