top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

Pantanal – o Reino das águas

Pantanal mato-grossense

Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal abrange parte do território brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da Bolívia, no estado de Santa Cruz e Paraguai nos estados do Alto Paraguai, Boqueron e Presidente Hayes.

O Pantanal foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pela ONU no ano de 2000.


Por quê “Reino das águas”?


O bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, sendo considerada a maior área úmida do mundo. Áreas úmidas são ecossistemas importantíssimos, são fundamentais para a manutenção dos estoques de água do mundo, promove o equilíbrio climático, além de serem provedoras de serviços ambientais indispensáveis para a produção de alimentos.

Tuiuiu

O Pantanal concentra uma vasta biodiversidade, sendo 3500 espécies de plantas, algumas apresentando potencial medicinal, mais de 300 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos. (Na foto ao lado um tuiuiu, símbolo do pantanal, e abaixo uma ariranha).


A parte alta da Bacia do Alto Paraguai (BAP), onde se concentram a maior parte das nascentes que alimentam o Pantanal, já perdeu 58% de sua cobertura vegetal original, ameaçando o bioma.

É depende da manutenção do ciclo hidrológico, que sobem no período das chuvas e baixam na estiagem, é esse ciclo o responsável pela rica biodiversidade do Pantanal. Mudanças nesse ciclo pode comprometer os ecossistemas e modificar toda essa paisagem.


Déborah Assis – graduanda em Ciências Biológicas

Contato: conversandocomaciencia@gmail.com



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page