top of page

Gigogas como biocombustíveis.

  • Foto do escritor: Conversacomaciencia
    Conversacomaciencia
  • 19 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

A Eichhornia crassipes, mais conhecida como gigoga, jacinto-d’agua ou aguapé, é uma erva aquática com ocorrência em todo o Brasil.


É considerada um indicador biológico de poluição, já que se desenvolve em ambientes contaminados. Suas raízes são filtradoras de matéria orgânica, também auxiliam na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas.


As gigogas também são utilizadas como plantas ornamentais.

São vegetais de água doce ou salobra, as flores aparecem no fim do verão. Se reproduzem por brotamento, o que contribui para uma rápida proliferação em águas poluídas.

O problema começa quando se proliferam descontroladamente. Sem a devida manutenção, prejudicam a drenagem podendo levar à inundação e ocupam a superfície da água formando um tapete impedindo a passagem de luz, alterando toda a biota do corpo d’água.


Proliferação de gigogas na Lagoinha das Tachas, Recreio-RJ.

Apesar de ser considerada uma planta invasora, pesquisadores japoneses estudaram a produção de etanol a partir da planta, usando a gigoga como uma biomassa de celulose por ser um método de baixo custo para a produção de etanol. A estirpe de levedura 484 produziu 22,4 ml de etanol por kg de gigoga seco.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais.


Déborah Assis – Graduanda em Ciências Biológicas

Fontes:

Masami, G.O.; Yukinari I. & Urano, N. Ethanol production from the water hyacinth Eichhornia crassipes by yeast isolated from various hydrospheres. African Journal of Microbiology Research, 2:110-113, 2008. http://www.academicjournals.org/article/article1380104121_Masami%20et%20al.pdf

Eichhornia crassipes (Mart.) Solms. Flora do Brasil 2020. http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/PrincipalUC/PrincipalUC.do?lingua=pt


Comments


Join our mailing list

Never miss an update

Divulgação científica

Fabiana Chimes e Viviane Miranda

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

Conversando com a Ciência na mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page