Gigogas como biocombustíveis.
- Conversacomaciencia
- 19 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
A Eichhornia crassipes, mais conhecida como gigoga, jacinto-d’agua ou aguapé, é uma erva aquática com ocorrência em todo o Brasil.
É considerada um indicador biológico de poluição, já que se desenvolve em ambientes contaminados. Suas raízes são filtradoras de matéria orgânica, também auxiliam na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas.

São vegetais de água doce ou salobra, as flores aparecem no fim do verão. Se reproduzem por brotamento, o que contribui para uma rápida proliferação em águas poluídas.
O problema começa quando se proliferam descontroladamente. Sem a devida manutenção, prejudicam a drenagem podendo levar à inundação e ocupam a superfície da água formando um tapete impedindo a passagem de luz, alterando toda a biota do corpo d’água.

Apesar de ser considerada uma planta invasora, pesquisadores japoneses estudaram a produção de etanol a partir da planta, usando a gigoga como uma biomassa de celulose por ser um método de baixo custo para a produção de etanol. A estirpe de levedura 484 produziu 22,4 ml de etanol por kg de gigoga seco.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais.
Déborah Assis – Graduanda em Ciências Biológicas
Fontes:
Masami, G.O.; Yukinari I. & Urano, N. Ethanol production from the water hyacinth Eichhornia crassipes by yeast isolated from various hydrospheres. African Journal of Microbiology Research, 2:110-113, 2008. http://www.academicjournals.org/article/article1380104121_Masami%20et%20al.pdf
UNESP, Biocombustíveis. 2009. http://www.rc.unesp.br/ib/ceis/mundoleveduras/2009/13_Biocombustiveis.pdf
Jacinto-de-água. http://www.biorede.pt/page.asp?id=2230
Eichhornia crassipes (Mart.) Solms. Flora do Brasil 2020. http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/PrincipalUC/PrincipalUC.do?lingua=pt
Conheça a gigoga e seu papel no meio ambiente aquático. http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-gigoga-e-seu-papel-meio-ambiente-aquatico/
ANP, Biocombustíveis. http://www.anp.gov.br/biocombustiveis
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments