Filo Tardigrada e seu representante nos desenhos animados
- Conversacomaciencia
- 23 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Reino: Animalia
Sub reino: Metazoa
Filo Tardigrada
Classe Heterotardigrad
Classe Mesotardigrada
Classe Eutardigrada
Número de espécies:
No mundo: 136 (marinhas)
Brasil: 6 (marinhas)
Latim: tardus = lento; gradus = passo

O personagem Stitch do filme “Lilo e Stitch” foi baseado em um tardígrado.
Tardigrada é um grupo de pequenos animais (dimensões (0,05 a 1,5 mm) altamente especializados, comumente chamados de ursos-d'água. Movem-se lentamente, rastejando e utilizando os ganchos nas extremidades de suas pernas para fixar-se ao substrato. Apresentam uma distribuição bem diversificada, sendo encontrados numa grande variedade de nichos terrestres, de água doce, e ambientes marinhos por todo o mundo, variando de abismos no fundo do mar às montanhas mais altas. A maioria dos tardígrados alimenta-se do conteúdo de células vegetais, enquanto outros alimentam-se de algas e talvez de detritos, e alguns são predadores de nemátodos e de outros tardigrados.

Os tardígrados ainda são capazes de realizar o processo de criptobiose, no qual os tardígrados se encolhem em uma espécie de bolinha e produzem um revestimento extra em seus corpos que os protege de elementos que poderiam matá-los. Por conta disso, em 2007 cientistas da Agência Espacial Europeia decidiram fazer um experimento para ver como os tardígrados se sairiam no vácuo do espaço. Duas espécies do filo foram enviadas em uma missão para o espaço e cerca da metade dos tardígrados sobreviveram à viagem de volta.
Os raríssimos registos fósseis de Tardígrados apontam para uma origem há cerca de 600 milhões de anos no Pré-Câmbrico, quando os primeiros animais mais complexos estavam começando a se desenvolver.
Os tardígrados marinhos ocorrem nos espaços intersticiais dos primeiros centímetros de areia da zona litoral, no limo orgânico de algas, em carapaças de cracas e outros substratos, incluindo um ectoparasita de invertebrados marinhos (Tetrakentron synaptae), e no sedimento de mares profundos. Apesar de serem cosmopolitas, incluem algumas famílias com distribuição diferenciada: os Batillipedidae são tipicamente mesopsâmicos e intertidais, enquanto os Halechiniscidae habitam as zonas subtidais. Este tipo de distribuição é relacionado à forma geral do corpo e às adaptações dos apêndices locomotores.

Fonte:
https://www.webartigos.com/artigos/filo-tardigrada-descricao-e-sistematica/9200#ixzz5CmcmhUxx
Amanda Lopes – Mestranda em Biodiversidade Neotropical
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments