top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

De onde vem as ondas?

De onde vem as ondas?

As ondas são causadas, em sua maioria (ainda podem ser causada por tectonismo, vulcanismo, impacto de grandes objetos, entre outros), pela ação dos ventos, que no contato transferem energia para a superfície da água.

Ao passar por uma onda objetos flutuantes se movimentam para cima e para baixo em movimento circular. Isso ocorre porque as partículas de água movem-se também em órbitas circulares, que diminuem de diâmetro de acordo com a profundidade. As ondas movem-se por tanto em sua forma, não impulsionam massas de água; transportam energia, mas não a água adjacente.

Figura 1: Transferência de energia Imagem de : Daniel A. Russell Encontrado em: http://jacoebina.com.br/jacobina-news/535614


O desenvolvimento de ondas é complexo, sendo causado principalmente por três fatores: a velocidade e a duração do vento e a área na qual este sopra, denominada área de geração ou pista. Quando a pista é curta, pequena, não haverá ondas grandes, por esse motivo as lagoas não possuem ondas e sim marolas (pequenas ondulações).


Figura 2: Onda Encontrada em: Livro Planeta Azul: uma introdução as ciências marinhas


Crista de onda: porção mais superior da onda;

Vale de uma onda ou calha ou cava: depressão entre duas cristas;

Altura da onda: distância vertical entre a crista de uma onda e a base do vale da mesma;

Comprimento de onda: distância horizontal entre qualquer ponto de uma onda e o ponto correspondente da próxima onda;

Amplitude da onda: distância vertical máxima da superfície do mar a partir do nível da água em repouso. Equivale a metade da altura da onda;

Período da onda: O tempo que uma onda leva para completar um comprimento de onda para passar por um ponto estacionário;

Velocidade da onda: velocidade na qual uma onda individual avança sobre a superfície da água.


Quando as ondas aproximam-se de águas rasas, com a diminuição de profundidade, começa a ocorrer atrito das partículas da água com o fundo, reduzindo a velocidade das ondas. Segundo o principio de conservação de fluxo de energia, a redução na velocidade provoca um aumento da energia na onda, que ocasiona o crescimento em altura.

A quebra da onda ocorre porque o contato das partículas que se movimentam próximas ao fundo faz com que haja atraso destas em relação às da superfície, que se movem mais livremente, impelindo desta forma, a região superior da onda para frente, ocasionando a quebra e formando a zona de arrebentação.


Publicação: Amanda Lopes – mestranda em Biodiversidade Neotropical.

Fontes: Livro: O planeta azul: uma introdução as ciências marinhas, João M. Miragaia Schmiegelow, 2004, Ed. Interciência;

Livro: Biologia Marinha, Renato Crespo Pereira e Abílio Soares-Gomes, 2009, Ed. Interciência.


Data: 19/03/2018

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page