Baleia Azul: o maior mamífero do mundo
- Conversacomaciencia
- 28 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
As baleias azuis (Balaenoptera musculus) são o maior animal que já existiu; possuem o corpo coberto de manchas, de cor cinzento-azulado que parece azul-turquesa debaixo de água.
O padrão das manchas é único em cada indivíduo e pode ser usado para reconhecê-los. A cabeça é em forma de “U”, quando vista de cima, e achatada vista de perfil. As pregas ventrais variam entre 60-88 e estendem-se até ao umbigo. A barbatana dorsal é pequena e numa posição muito posterior, raramente vista à superfície ao mesmo tempo que o espiráculo, quando a baleia emerge. O bufo da baleia azul é elevado e em forma de coluna, normalmente atingindo os 10m de altura. O som emitido por estas baleias pode percorrer 150 quilômetros e atingir mais de 180 decibéis.

Apesar de seu tamanho, a espécies está ameaçada e consta na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

A baleia azul é protegida pela Comissão Internacional da Baleia (CIB) desde 1966. O limite para a caça comercial foi reduzido a zero, segundo a CIB, mas isso não se aplica a Islândia, Noruega ou Rússia, que se opuseram à comissão. Fósseis de um exemplar da espécie foram encontrados recentemente em Iguape, São Paulo. Pesquisadores estimam que o fóssil deva estar lá há cerca de seis mil anos.

Quando nasce, a nossa baleia pesa mais do que um tubarão-branco adulto: três toneladas distribuídas por sete metros e meio de comprimento. Mas há crias que ultrapassam a média. Nos primeiros tempos de vida, alimentam-se exclusivamente de leite materno, composto por 40% de gordura, e ganham quatro quilos por hora. O macho adulto tende a medir cerca de 2m a menos que as fêmeas.

Fontes:
Amanda Lopes - Bióloga e Mestranda de Biodiversidade Neotropical
Contato: conversandocomaciencia@gmail.com
Comments