A diferença dos cromossomos sexuais das espécies
- Conversacomaciencia
- 4 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Sabemos que dentre as espécies existentes cada uma possui uma particularidade reprodutiva além da diferença na estrutura e número de cromossomos. Nós dividimos essas diferenças no que chamamos de sistemas.
Sistema XY,é predominante nos mamíferos, nele o par de cromossomos sexuais (alossomos) é definido com a fêmea sendo XX e macho XY.

Sistema XO , determinador sexual de alguns invertebrados como percevejos,baratas ,grilos e besouros,além de nematódeos (vermiformes),onde o macho apresenta um cromossomo a menos que a fêmea, sendo portanto fêmea XX e macho XO.

Sistema ZO, predominante em galinhas domésticas e répteis. Os machos são ZZ ,porém a fêmea apresenta apenas um cromossomo sexual ZO. (O ou 0 indica a ausência de cromossomo na posição).

No sistema ZW , o macho apresenta dois cromossomos sexuais iguais, ZZ, enquanto a fêmea apresenta dois diferentes, ZW. Está presente em borboletas e mariposas, peixes e algumas aves.

Um grupo que não é classificado por sistema são as abelhas, para elas,o sexo é determinado pela condição haploide (n) ou diploide (2n) . Os embriões diploides, que se desenvolvem a partir de ovócitos fertilizados, tornam-se fêmeas; os embriões haploides, que se desenvolvem a partir de ovócitos não fertilizados, tornam-se machos.
A maturação ou não de determinada fêmea na forma reprodutiva (rainha) depende da nutrição na fase de larva. Nesse sistema, a rainha controla a proporção de machos e fêmeas mediante controle da proporção de ovócitos fertilizados postos. Como esse número é pequeno, a maior parte da prole é de fêmeas, embora estéreis, que se tornam trabalhadoras da colmeia.

Referências bibliográficas: Snustad, D. Peter, 1940- Fundamentos de genética I D. Peter Snustad, Michael J. Simmons; tradução Cláudia Lúcia Caetano de Araújo. - 6. ed . -Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013 .
https://biometodologia.webnode.com.br/products/hereditariedade/
ilustrações:https://www.euquerobiologia.com.br/2014/08/sistema-de-determinacao-do-sexo.html
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/genetica/aulas/outros_sistemas_de_determinacao_do_sexo
http://mariadoloresbio.blogspot.com/2012/03/determinacion-del-sexo.html
Por :Vanessa Marques.
Graduanda em Ciências Biológicas.
Comentarios