top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

A Biotecnologia a favor do tratamento da doença crônica Diabetes Mellitus

A insulina é um hormônio produzido pela células beta do pâncreas e é importante no nivelamento da quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Um desequilíbrio na produção dessa proteína dá origem a um quadro chamado de Diabetes Mellitus. Essa doença crônica possui 2 tipos : a Diabetes do tipo 1 e 2. A do tipo 1 é chamada popularmente de diabetes insulinodependente. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente , pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune (células do pâncreas são atacadas pelo próprio sistema imunológico do paciente).


Um recurso que pode auxiliar no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, é o uso da Tecnologia do DNA recombinante (DNA formado pela união de genes de organismos diferentes, resultando da combinação de diferentes sequências de DNA’s) na produção de insulina artificial. Essa tecnologia utiliza a bactéria Escherichia coli, que é geneticamente modificada ,a tornando capaz de sintetizar o hormônio, com produção feita em menor tempo e em maior escala,o que beneficia os portadores do DM tipo 1 que podem dessa forma, levar uma vida normal.


Esse hormônio sintético é distribuído gratuitamente aos pacientes , que possuem Diabetes e pode ser adquirido através do Sistema Único de Saúde (SUS).



Fonte: LOPES, D. S. A.; PESSOA, M.H.N.; SANTOS, R.S.; BARBOSA, M.S.; - A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus- Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 10, n. 1, p. 234-245, 2012.



Imagem disponível em:

http://www.tribunadeindaia.com.br/_conteudo/2017/11/cidade/38665-ministerio-confirma-continuidade-da-insulina.html



196 visualizações0 comentário

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page