top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

POKÉMON GO

USO DA CULTURA POP A FAVOR DA CIÊNCIA

O uso de ferramentas populares no meio científico e didático tem se tornado cada vez mais constante. A cultura popular tem tomado espaço e auxiliado a popularizar a Ciência.

O Sucesso do momento é o POKÉMON GO, um jogo para celular desenvolvido pela empresa Niantic, que tem como fundador John Hanke, em parceria com as empresas Nintendo e The Pokémon Company. Em pouco tempo virou uma febre em todo o mundo. Este jogo em especial pode conseguir um espaço como instrumento lúdico no desenvolvimento da educação e ciência, pois além de entreter, muitos Pokémons são semelhantes aos animais que conhecemos. Pokémon GO trouxe elementos e situações que, trazidos à luz da ciência, mostram como um jogo pode ser eficaz e ajudar crianças tanto no desenvolvimento em sala de aula, quanto na superação de obstáculos pedagógicos, fisiológicos e psicológicos.

O presente estudo tem como objetivo ser utilizado de forma lúdica para proporcionar uma maior interação dos alunos em sala de aula, ajudando na interação da turma com o conteúdo, com o professor e com os outros alunos.


Em teoria, o presente trabalho poderia ser utilizado em grupo de alunos do 7º ano, para caçar Pokémons em um período determinado, dentro do ambiente escolar e com supervisão do professor, evidenciando a interação de todos. É apresentado que o jogo Pokémon GO pode ser uma fonte lúdica no desenvolvimento da educação e ciência. Vê-se, então, uma abordagem diferente do que teremos corriqueiramente, utilizando recursos como a realidade aumentada e tudo o mais que está para surgir. Assim tal ferramenta pode ser utilizada de forma a aguçar a curiosidade, trazendo mais questionamentos sobre os animais, levando a um aumento na atenção dos alunos, que costumam estar cada vez mais dispersos diante das abordagens didáticas tradicionais.


Fontes: HISTÓRIA DO POKÉMON

http://www.historiadetudo.com/pokemon

Criação de Pokémon Go

http://forbes.uol.com.br/negocios/2016/12/conheca-os-bastidores-da-criacao-de-pokemon-go/


Fabiana Chimes - Licenciada em Biologia, Mestranda em Ensino de Ciências e Pós-Graduanda em Educação e Divulgação Científica

Trabalho de própria autoria apresentado em Colóquio de Zoologia Cultural (UNIRIO) juntamente com Amanda Lopes



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page