top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

Moana: animais marinhos

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000187998-poster-cartaz-moana-_JM

Quem não viu ou não ouviu falar de Moana: um mar de aventuras? É uma das recentes animações musicais da Disney, lançada em janeiro de 2017, onde uma corajosa jovem (Moana), filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.


Um desses vilões é Tamatoa, é um caranguejo gigante e irônico, que tem um passado nada amigável com Maui. Mas será que esse personagem foi baseado em algum animal real, existente? A resposta é sim!!!! O Tomatoa é baseado no caranguejo do coqueiro ou Birgus latro, é uma espécie de crustáceo exclusiva de ilhas do Oceano Índico e Pacífico, esse caranguejão com cerca de um metro de comprimento, com garras gigantes com força suficiente para levantar ou arrastar 30 kg de peso e beliscar com uma força de 3.300 newtons – igual a uma mordida de um leão.






O caranguejo do coqueiro (conhecido também como caranguejo ladrão) embora tenha suas primeiras fases de vida no mar, quando adulto vai para terra e vive no chão em busca de coco, o seu principal alimento; além de coco, ele também é chegado num balde de lixo em carniça e qualquer coisa que possa comer, sendo um animal onívoro. Esses caranguejos podem viver de 10 a 30 anos. O caranguejo-dos-coqueiros tem uma certa tendência a querer “roubar” objetos brilhantes. Eles costumam roubar coisas brilhantes como relógios, joias, louças deixadas por turistas ou moradores em acampamentos e quintais.


ALERTA DE CURIOSIDADE

1) Durante a música Shiny (Brilhe) ele menciona decápode e após isso pergunta "O que é isso?", na tentativa de incentivar a pesquisa sobre.

2) nas cenas prós créditos onde ele diz que se chamasse Sebastião todos iriam ajuda-lo, fazendo referência ao próprio Sebastião do filme "A pequena Sereia" tanto que ambos são caranguejos e os próprios criadores do filme Moana também fizeram a pequena Sereia.




https://aminoapps.com/c/disneypt/page/blog/5-curiosidades-sobre-o-tamatoa/D8lo_8LjfPuXe1ZWKW1PMqQzEQWnRVwjMo


Além do Tamatoa, aparece também a raia da avó Tala. Quando viva ela possuída uma tatuagem de raia e quando faleceu deu a entender que se transformou espiritualmente em uma.


https://br.pinterest.com/pin/536561743089033852/

https://aminoapps.com/c/disneypt/page/blog/easter-eggs-e-referencias-moana-2-5-5/Z6Br_6eMUBuQlXre2ZMDRYkXq5XoEQKBQme

A raia que aparece no filme é a jamanta (Manta birostris), também conhecida como manta, maroma (nos Açores), é uma espécie de peixes cartilagíneos (Chondrichthyes) pelágicos, oceânicos da família Myliobathidae e a maior espécie atual de raias. Encontra-se nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de corais.

http://amigosdomartv.blogspot.com.br/2016/05/raia-manta-seu-cerebro-e-o-maior-entre.html

http://www.conservationmagazine.org/2014/07/manta-rays-are-worth-more-alive-than-dead/

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jamanta

Amanda Lopes - Mestranda em Biodiversidade Neotropical

963 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Join our mailing list

Never miss an update

Divulgação científica

Fabiana Chimes e Viviane Miranda

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

Conversando com a Ciência na mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page