top of page

Dia Nacional da Mata Atlântica

  • Foto do escritor: Conversacomaciencia
    Conversacomaciencia
  • 2 de jun. de 2018
  • 1 min de leitura


No dia 27 de maio, foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, começando com boas notícias de que houve queda nos desmatamentos, diminuindo cerca de 56% entre 2016 e 2017, segundo monitoramentos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Fundação SOS Mata Atlântica. Foi o menor valor de desmatamento desde o início do monitoramento, em 1985.

Apesar da queda registrada, a Bahia é o estado com maior desmatamento registrado entre 2016 e 2017. Apenas 12% da Mata Atlântica é original. Ela abrange 15% total do território brasileiro e se estende por 17 estados. Cerca de 72% da população brasileira vive na região do bioma.

Fonte: WWF Brasil

E por que a importância da preservação?


A Mata Atlântica é essencial para a biodiversidade, abriga mais de mil espécies de aves, quase 300 espécies de mamíferos e 20 mil espécies de árvores e arbustos. Além disso, também contribui para o clima, fornecimento de água e conservação do solo.

Fonte: WWF Brasil

Fonte: WWF Brasil

E o que nós podemos fazer pela Mata Atlântica? Bom, repensar nos nossos hábitos de consumo já é um bom começo. Adotar práticas como o consumo consciente, saber a origem dos alimentos, redução da produção de lixo, e quem sabe de vez em quando... plantar uma árvore? São coisas que parecem simples, mas se forem adotadas por toda a população, podem fazer grande diferença no nosso bioma.

Déborah Assis – graduanda em Ciências Biológicas


تعليقات


Join our mailing list

Never miss an update

Divulgação científica

Fabiana Chimes e Viviane Miranda

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

Conversando com a Ciência na mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page