top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

Cavalo Marinho: o “pãe” do reino animal

O cavalo marinho (Hippocampus) é um peixe ósseo, da família Syngnathidae, que possui uma expectativa de vida de 2 a 5 anos. Têm características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Em todos os oceanos existem mais de 50 espécies de cavalos-marinhos.


http://barlavento.pt/mais/ambiente/simbolo-da-semana-da-ria-formosa-vai-ser-o-cavalo-marinho

O Cavalo-Marinho geralmente é encontrado em mares de locais tropicais e em áreas rasas e protegidas, como os recifes de corais. no Brasil existem três espécies de cavalos-marinhos: Hippocampus reidi, o cavalo-marinho do focinho longo; Hippocampus erectus, o cavalo-marinho raiado e Hippocampus patagonicus, o cavalo-marinho do focinho curto, este último foi descoberto a pouco tempo.



http://www.projetohippocampus.org/site/

Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.


Os cavalos marinhos estão entre os animais mais sensíveis à poluição e à presença do homem, até mesmo para estudo da espécie, é necessário um cuidado redobrado. Por esse e outros motivos, esses animais são considerados ameaçados de extinção em todo o mundo. São animais frágeis, lindos, complexos, delicados e pouco estudados.


Diferentemente de inúmeros animais e inclusive nós, humanos, os cavalos marinhos machos carregam os filhotes, quem fica "grávido" é o macho, por isso “pãe”= pai+mãe. A fecundação é interna e o desenvolvimento do filhote ocorre no interior do corpo do macho. Como os peixes não possuem útero, o filhote cresce em uma cavidade que recebe o nome de cavidade ovariana ou folicular, que fornece nutrientes e gases aos ovos. O período gestacional varia, durando em média dois meses.



http://cavalociclo.blogspot.com.br/2012/05/fisiologia-parte-i.html

O cavalo-marinho origina aproximadamente 300 filhotes. Depois que nascem, os pequenos cavalos-marinhos – com apenas 2 milímetros – não dependem mais do seu pai. Apesar da grande quantidade de animais nascidos, apenas uma pequena parcela sobrevive até a fase adulta, pois são frequentemente comidos por peixes maiores.



Fonte:

http://www.projetohippocampus.org/site/

https://escolakids.uol.com.br/cavalomarinho.htm



Amanda Lopes - Mestranda em Biodiversidade Neotropical

365 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page