top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

Aracnofobia

Uma perspectiva ao Homem “medo de” Aranha



Derivada da palavra grega “arachne” (aranha), a aracnofobia ou medo de aranhas é a fobia mais antiga e mais comum na cultura ocidental. A aracnofobia pode ser considerada uma resposta evolutiva, já que desde sempre as aranhas, especialmente as de peçonha mais ativa, têm sido associadas a infecções e doenças. Assim, o medo de aranhas desencadeia uma resposta de repulsa em muitos indivíduos. O presente trabalho tem o objetivo de utilizar a cultura pop para abordar o medo de aranha, através da citação de um famoso personagem que tem seu nome ligado a esse aracnídeo. Relacionado a tal medo, tem-se um dos mais famosos personagens das histórias em quadrinhos, que foi picado por uma aranha radioativa e ganhou poderes de aracnídeos: o Homem-Aranha.


Criado em 1962, o então anônimo Peter Benjamin Parker se tornou um dos super-heróis mais aclamados de várias gerações. Licenciado pela Marvel Comics, o personagem foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, que assumiram que quase não o publicaram, com medo de uma possível rejeição por parte dos leitores, já que aranhas não são animais dos mais queridos.

Muito pelo contrário, o Homem-Aranha acabou se tornando um sucesso, talvez por ter sido criado mais humanizado, como uma pessoa normal, com problemas comuns, tais como falta de dinheiro e dramas familiares, além de não ser um cara popular, bonito ou musculoso, ser perseguido no colégio e não ter sorte com as mulheres. Só que, em meio a tudo isso, tem superpoderes e combate o crime, através de habilidades como superforça, capacidade de dar enormes saltos e escalar paredes, além de ter um sexto sentido que lhe alerta dos perigos.

Buscando respostas sobre à qual espécie pertenceria a aranha que picou Peter Parker, nos deparamos com a seguinte explicação. Em laboratório, foram realizados experimentos visando o desenvolvimento de uma “nova espécie”, geneticamente modificada, e que reunisse características de outras três já existentes. A primeira seria do gênero Delena Walckenaer, 1837 (Sparassidae), que tem como principal vantagem a capacidade de saltar para capturar suas presas. Outra, uma espécie não nomeada da família Filistatidae, seria conhecida por produzir teias muito resistentes. A terceira espécie, completamente ficcional, teria reflexos muito eficientes, um tipo de premonição, e se assemelharia às aranhas popularmente conhecidas como “viúva negra”, do gênero Latrodectus Walckenaer, 1805 (Theridiidae). Através de divulgação científica, um super-herói picado por um aracnídeo pode mostrar ao público o quanto as aranhas podem ser interessantes, elucidando dúvidas e causando curiosidades.


Fabiana Chimes - Bióloga e Mestranda em Ensino de Ciências


Fonte:

Amazinghomemaranha, O Espetacular Homem Aranha. http://amazinghomemaranha.blogspot.com.br/2013/03/historia-do-homem-aranha-completa.html.

Psicoativo, Aracnofobia (medo de aranhas): Causas, sintomas, tratamentos. http://psicoativo.com/2015/12/aracnofobia-medo-de-aranhas-causas-sintomas-tratamentos.html

Updateordie, Que tipo de aranha picou Peter Parker?. http://www.updateordie.com/2016/04/13/que-tipo-de-aranha-picou-peter-parker/


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page