top of page
  • Foto do escritorConversacomaciencia

12ª Semana de Biologia da UNIRIO


Começou a 12ª Semana de Biologia UNIRIO e claro, a equipe do Conversando com a Ciência esteve presente para prestigiar este evento de altíssima qualidade.



Palestras e exposição de banners fizeram parte da programação!




Durante o primeiro dia da Biosemana, o tema do evento já ficou bastante claro durante as atividades: (d)efeitos humanos. Foram cinco palestras e duas mesas redondas que, através de trocas de experiências entre ministrantes e participantes, já mostraram para o que veio o evento. A cerimônia de abertura foi feita pelo magnífico vice-reitor Ricardo Silva Cardoso, o diretor Carlos Henrique Caetano e a presidente da comissão organizadora Catarina Lopes.


Em seguida, contamos com a palestra de abertura "Os 23 segundos mais (des)impactantes do Homo sapiens", ministrada pelo Dr. Waldiney Mello (UERJ) que, de forma bastante concisa, divulgou fatos sobre a história de nossa espécie. Apresentou a evolução do Homo sapiens e sua influência no ambiente ao usar outros animais como meros recursos tanto de forma positiva quanto negativa. "O Dr. Waldiney mostrou um lado imoral da nossa espécie que poucas vezes é visto ou mencionado pela mídia em geral, assim como evitou unilateralidades expondo ambos os lados da moeda", segundo as participantes Karen Wege, Gabrielle Duarte e Mariana de Paula. De fato, a Palestra 01 realmente 'abriu' a Semana de Biologia mostrando do que somos capazes.

Durante o restante do dia, palestras e mesas redondas ocuparam dois auditórios diferentes. Falou-se da humanidade e, portanto, tudo em nossa função: o colonialismo presente na educação ambiental, comércio da natureza e crítica à necropolítica foram temas extremamente enfatizados pelo Dr. Celso Sanchez (UNIRIO) durante sua palestra "Educação ambiental para justiça climática: desafios e possibilidades". Paralelamente, o químico da Prefeitura do Rio de Janeiro - Dsc. Vinícius de Oliveira - explicava no auditório do CCH o funcionalismo público da legislação ambiental, cenário político-econômico de nossa cidade e a falta de uma padronização para os métodos ambientais em sua palestra "Licenciamento Ambiental: A gestão ambiental em uma cidade complexa como o Rio de Janeiro". Passando às mesas redondas "Vivências e desafios no Ensino Básico da Rede Pública" e "Câncer e o cenário atual: Relação com genética, alimentação e uso de diversos produtos", debateu-se respectivamente o amor à profissão em meio as dificuldades socio-econômicas e políticas, e causas e métodos para prevenção de uma doença que aflige toda a população global.


A Semana de Biologia começou infinitamente bem. Os expositores deram um show no "aquário", localizado no prédio CCH, e permanecerão por ali ao longo do evento. As palestras de hoje foram sem igual e já mostram algo interessantemente oposto e complementar: somos deuses irresponsáveis, entediados, causando danos irreparáveis, e ao mesmo tempo a curiosidade e sociabilidade tão características de nossa espécie nos tornam biólogos naturais, criadores da ciência.


Publicação: Milena Viegas - Graduanda em Biblioteconomia

Fonte: @projetodivulgar; @ProjetoDivulga

Contato: conversandocomaciencia@gmail.com


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


Join our mailing list

Never miss an update

bottom of page